Da concepção até o primeiro ano de vida do ser humano consiste em um período de um ritmo muito acelerado e de muitas descobertas.
Porém, é uma fase muito importante e especial, pois, é daí que se forma a base de vida de uma pessoa parte integrante do nosso mundo com suas relações familiares e sociais. Forma um ser pensante, sensível e inteligente.
Alguns estudos científicos mostram que o homem desde a sua concepção tem vida emocional muito rica, percebendo e reagindo aos estímulos do mundo. O ambiente intra-uterino é cheio de estímulos e com poucos meses de gravidez, o feto já é capaz de fazer movimentos como: coçar a cabeça, chupar o polegar, ouvir a voz da mãe e todos os ruídos do mundo externo. Estes estudos contradizem o que se acreditava antigamente, que o feto vivia "protegido" no útero, absolutamente isolado.
Sabemos também que o recém-nascido se acalma quando escuta os batimentos cardíacos da mãe e músicas que costumava ouvir quando ainda estava no útero materno. Por isso, escute músicas e cante para seu bebê, pois assim, estará estabelecendo um contato muito importante.